DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

19/03/09

O ZÉ MURTA VAI AO MAR

 
Posted by Picasa

A companha do Zé Murta observa as movimentações, ao longe, da outra companha de Xávega da Torreira. Há duas semanas que o Olá Sampaio vai ao mar. Só na Praia de Mira é que a xávega também começou. Na Vagueira e no Furadouro, os barcos estão acabados de pintar mas à espera de Abril.
Na Quinta-feira, tal como Zé Murta previra, a Torreira assistia a um "mar de senhoras", uma rebentação ligeira que permitiu ao arrais do Olá São Paio preparar rápidamente a companha de modo a estar no mar logo pela manhã. Eram 7h00 e já o barco, de uns 9 metros e trinta, se fizera ao mar, ainda na sombra, que o sol haveria de nascer com os pescadores no mar. Zé Murta é dali mesmo, neto e filho de pescadores da xávega. Um dia viu o irmão afogar-se a trinta metros da praia. Tanto ele como a mulher e os filhos são gente calejada, de falas simples, secas, sem rodeios nem ironias nem perilimpimpins de grande cidade.

Sem comentários:

 
Site Meter