DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

17/06/09

A PRESERVAÇÃO DE SALZEDAS (CRÓNICA PUBLICADA NO "CORREIO DA MANHÃ")

 
Posted by Picasa


Ao fim de 17 anos como padre na paróquia de Salzedas, António Seixeira apegou-se à preservação da Igreja Matriz, das Ruínas da Abadia Velha e luta para que alguém deite mão ao bairro judeu da povoação. “A judiaria de Salzedas é a nossa jóia da coroa e está a caír aos bocados. É uma peça única. Temos aqui um bairro judaico intacto, diferente de Belmonte. Aqui o bairro funcionava em gueto, as casas comunicavam uma com as outras. Pode-se circular por 40 habitações em circuito fechado, sem vir à rua”, explica.
“Algumas casas estão perdidas, irremediavelmente mas é possível e urgente preservar a judiaria”, afirma António Seixeira, que na véspera das eleições europeias serve de guia ao Mosteiro e Igreja Matriz e ainda tem um casamento para celebrar. “Faz-se de tudo um pouco”. Entre a visita de uma excursão e a celebração, o padre de Salzedas ainda embrulha artesanato que vende numa loja junto às ruínas da Abadia Velha. “No ano passado tivemos aqui 23 mil visitantes e este ano a tendência é para aumentar devido à divulgação na internet, no site da rede das Abadias dos Monges de Cister”. Dentro em breve, começarão as obras para a construção do núcleo museológico que possa albergar em segurança o espólio riquíssimo da instituição. “Temos duas obras de Grão Vasco, só para dar um exemplo”.
Atarefado a manter a luta da preservação do rico património de Salzedas, o padre Seixeira não teve muito tempo para dedicar à campanha das eleições europeias. “Serviu para me distrair um bocadinho…”, afirma.

Sem comentários:

 
Site Meter