DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

25/03/10

"ÉS PORTUGUÊS?"

 
Posted by Picasa
Foi pouco depois de passar São Martinho de Angueira, ali a um passo de Espanha e de Alcanices. A viatura da GNR parou perto de um caminho de terra e os dois guarda saíram lá de dentro sorridentes, na minha direcção. A estrada, uma recta vazia e cinzenta a perder-se no horizonte. "És português?", perguntaram. "Não, sou basco e trago um monte de explosivos aqui na mochila", ainda me apeteceu brincar. Expliquei-me, contei que há umas duas horas estivera em Constantim a entrevistar o gaiteiro Célio Pires, afinal um colega de ofício, GNR em Miranda do Douro. Acabámos a conversar e a rir, não sei que me apontassem o nome, morada, pai e mãe, tudo como manda a lei. "Sabe, alguém ligou a dizer que viu um homem a passar de mochila, tivemos de vir ver..." Claro que sim, a segurança nacional acima de tudo. A viatura branca e de risca verde deu meia volta e deixou-me de novo só, no planalto, em liberdade, a maior liberdade a que se pode aspirar, inspirar...ar puro, campos a perder de vista de um lado e do outro, pouco me importando se a relva da esquerda é portuguesa e a da direita é espanhola.

Sem comentários:

 
Site Meter