DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

25/03/10

PASTOR, SÃO JULIÃO (BRAGANÇA)

 
Posted by Picasa
Estava a morrer de fome às portas de São Julião de Palácios quando me apareceu o pastor mais as suas ovelhas. "Você vira ali à esquerda e na estrada principal tem um restaurante". Já passava das três horas da tarde quando entrei no vazio Restaurante Lombardês. "Já não tenho nada, até a lareira está quase sem lenha. Mas, espere aí, ainda lhe posso fazer um bife com ovo, quer?" Devorei o bife, o ovo, as batatas, enquanto a Júlia Pinheiro entrevistava um pai cuja mulher o abandonara com seis filhas nos braços. "Há pessoas que não têm sensibilidade nem preparação para ter filhos", comentou uma terapeuta, psicóloga, uma senhora que ali está para rematar a questão depois do homem ter deliciado a plateia com pormenores da separação. "Ela não prestava", diz, com um sorriso e um encolher de ombros.
A minha anfitriã, ex-emigrante- "Paris? Detesto Paris"- combate como pode a melancolia de mais um dia cinzento em São Julião e anseia por Agosto. "Isto assim é um stress, não há ninguém, não há nada para fazer, é um stress". Lembro-me de um indíviduo que uma vez em Jericoacoara, Ceará, Brasil, entre dunas, palmeiras e uma brisa de 25 graus se me queixou de stress.
Quando é que a dona do restaurante não tem stress. "Agosto, Agosto é o mês mais feliz do ano, chego a não fechar a porta porque estão uns a chegar da última festa e outros a vir tomar o café da manhã. É festas, casamentos, baptizados, se vier aqui em Agosto não reconhece a aldeia, é gente por todo o lado".
E depois? "Depois é uma tristeza. Quando o último vai embora, eu choro. Fecho o restaurante durante quinze dias, fico triste".

Sem comentários:

 
Site Meter